COMPARTILHE!

VOCÊ PREFERE FILMES DUBLADOS OU LEGENDADOS?

Visitantes no mundo

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Oxford cria teste de proficiência em inglês que será aplicado no Brasil

Fonte: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/04/oxford-cria-teste-de-proficiencia-em-ingles-que-sera-aplicado-no-brasil.html

Exame estará disponível a partir do dia 1º de maio. Avaliação 100% on-line mede nível de conhecimento em inglês.


A Universidade Oxford, do Reino Unido, vai lançar no Brasil o teste de proficiência Oxford Test of English, a partir do dia 1º de maio. O exame estará disponível na sua totalidade em todo o mundo somente em 2014. A taxa custará em torno de R$ 190.
O Oxford Test of English é um teste que avalia a proficiência do aluno no idioma em suas quatro habilidades (ouvir, falar ler e escrever) em duas horas e se adapta automaticamente a partir de erros e acertos. Exames deste gênero podem ser cobrados por instituições de ensino durante o processo de disputa de vagas, empregadores, entre outras situações que exigem a comprovação do nível de conhecimento em inglês. 
Aula na Universidade de Oxford (Foto: Reprodução)

"O exame de Oxford não vai servir apenas para fins acadêmicos, ele afere o nível de proficiência, vai a fundo nas competências linguísticas, é mais amplo e genérico", diz Mônica Pacheco, coordenadora de serviços educacionais da Oxford University Press. Segundo ela, existe uma movimentação para quando a avaliação estiver completamente implementada, em todos os níveis, a partir de 2014, passe a ser reconhecida pelas universidades no processo de seleção dos candidatos.
O teste será feito 100% on-line pelos centros aplicadores, que podem ser universidades e colégios credenciados. Ainda não se sabe quantos eles serão nem onde estarão localizados no Brasil porque as instituições ainda estão em fase de avaliação para serem aprovadas. O teste será oferecido durante todo o ano, mediante agendamento com dez dias de antecedência. O resultado será divulgado dez dias após a realização e não haverá data de validade.
Outros testes
Atualmente, os exames de proficiência em inglês de maior prestígio, e aceitos pelo maior número de instituições, são o Test of English as a Foreign Language (Toefl), o International English Language Testing System (Ielts) e o Certificate of Proficiency in English (CPE).
O Toefl é um dos exames de proficiência em inglês mais conhecidos no Brasil e no mundo. Ele já foi administrado mais de 20 milhões de vezes desde sua criação, em 1964. O Toefl é desenvolvido pela ETS, uma instituição sem fins lucrativos dos Estados Unidos dedicada à pesquisa e testes educacionais.
No Brasil, o Toefl é aplicado com uma frequência de duas e três vezes por mês. Não há prazo para a inscrição, mas é recomendável se inscrever com cerca de um mês e meio de antecedência. Segundo a ETS, o resultado é divulgado cerca de 15 dias úteis após a realização do teste.
O International English Language Testing System (Ielts) existe desde 1989 e serve para testar a real habilidade de comunicação em inglês de um candidato por meio de quatro habilidades linguísticas com contexto real.
O Ielts não reprova nem aprova quem faz o exame. A nota varia de 0 a 9 e cada instituição determina a nota mínima exigida de seus candidatos. O Ielts não tem validade, porém, a maioria das instituições segue a recomendação de aceitar apenas exames realizados até dois anos antes da seleção.
O Certificate of Proficiency in English (CPE) é um exame do Cambridge que, além de ser usado para fins acadêmicos, como o Ielts, também é requisitado na área profissional.
O formato atual da prova contém quatro tarefas distintas: leitura e uso do inglês (90 minutos), escrita (90 minutos), compreensão auditiva (40 minutos) e conversação (prova de 16 minutos feita em duplas ou trios).
São aprovados os candidatos que acertarem 60% das questões. O certificado do CPE não tem validade, mas algumas instituições podem rejeitar resultados muito antigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contato: marco.tradutor@yahoo.com.br
AUTENTICIDADE DESTE BLOG