COMPARTILHE!

VOCÊ PREFERE FILMES DUBLADOS OU LEGENDADOS?

Visitantes no mundo

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Evite perdas de dados com o uso dos recursos da informática

 Por: Marco Azevedo

Imagine a seguinte situação:
Você está concluindo um trabalho de tradução em uma bela manhã de domingo, que deverá ser entregue na segunda-feira bem cedo para ser revisado. Depois de um tempo traduzindo, você resolve dar uma pausa e salva seu trabalho. Ao reiniciar o computador, o sistema não inicializa. Então o desespero toma conta de você, pois horas ou dias de traduções podem ter sido perdidas. A primeira coisa que lhe vem à cabeça é chamar um técnico em informática para resolver o problema. Mas se lembra que é domingo e esse trabalho precisa ser entregue para a revisão no dia seguinte. Situações como esta já aconteceu comigo e pode acontecer com você também. Por isso, resolvi postar uma série de dicas que, se seguidas, garantirão a preservação do dados e até mesmo a recuperação daquelas informações que você julgou estarem perdidas.

1) Prevenção: crie uma cópia de segurança dos seu arquivos importantes.

Obviamente, fazer cópias de segurança de seus arquivos (backup) é a forma mais segura de preservação de seus dados importantes. O backup pode ser feito com o uso de dispositivos portáteis (pendrives, cartões flash, mídias de CD ou DVD). Como você nunca saberá quando um problema sistêmico pode ocorrer, o backup é uma forma preventiva muito eficaz para a prevenção de perda de dados. O problema é que deve ser feito regularmente e nem todo mundo dispõe de tempo ou paciência para isso.

Por isso, ações paralelas podem ser feitas para poupar seus dados em caso de pane no sistema e necessidade de formatação.

2) Crie uma partição para alocação dos dados.

Imagem de um HD sem partições
O disco rígido pode ser dividido em partições (divisões virtuais do disco em várias unidades de disco). Na imagem acima, o disco rígido onde são armazenados os arquivos não possui partição, e, nesta caso, os arquivos salvos estão na mesma partição que o sistema operacional. Em caso de pane nos sistema e necessidade de formatação, os dados serão perdidos, a menos que um técnico retire o HD e faça um backup dos arquivos, sendo trabalhoso e custará um bom dinheiro.

Já em um disco particionado, seus arquivos importantes podem ser salvos em partições diferentes do disco rígido, e em caso de pane no sistema, é possível formatar o computador e seus dados não serão perdidos se estiverem em partições diferente do sistema operacional:

Imagem de um HD particionado

Conforme a imagem acima, podemos ver que a partição permite o salvamento de arquivos importantes em outros drives do HD, tornando-os independentes do sistema operacional. Considero esta ação muito importantes a ser feita pelos tradutores.

Se você achou a dica acima interessante e deseja criar partições no seu HD, recomendo que antes de tudo, faça o backup de seus arquivos importantes conforme dica 1. Outra recomendação é que seja gravado um ponto de restauração de sistema. Também é preciso ter espaço em disco livre para fazer as partições, que serão criados usando este espaço livre em disco.

Para criar partições em seu disco rígido, siga um tutorial detalhado do site Baixaki clicando aqui.

Caso ache um pouco complicado, há alternativas como softwares específicos para a criação de partições. Recomendo agora os seguintes softwares gratuitos para esta tarefa. Para baixar o instalador, clique no nome do programa:

1)  EASEUS Partition Master Home Edition 7.0.1 - Particionador de discos gratuito que cria, remove e modifica partições do sistema de forma descomplicada.  
Sistema operacional: Windows XP/Vista/7/2000. Mais detalhes aqui.

2)  TestDisk 6.11.3 - Perdeu uma partição do seu HD? Não entre em desespero! Recupere-a de verdade com este software.  
Sistema operacional: Windows XP/Vista/98/2000/2003/7. Para detalhes clique aqui.

3) Partition Wizard 5.2 Home Edition - Particione o HD e mantenha seu disco sempre em ordem com este aplicativo gratuito.  
Sistema operacional: Windows XP/Vista/7/2003. Detalhes aqui. 



Recuperando arquivos apagados permanentemente do disco rígido.

Imaginemos agora outra situação tão ruim quanto a primeira:você apagou acidentalmente um arquivo que continha a sua tradução. Vai na lixeira e não encontra o arquivo lá, pois o envio de arquivos apagados para a lixeira está desabilitado. Don´t panic! Há solução para o seu problema.
Antes, porém, é importante entender o princípio de gravação de dados no disco rígido.

Quando apagamos um arquivo do disco, o sistema operacional não apaga fisicamente o arquivo do disco, mas apenas a sua referência, tornando o arquivo invisível ao usuário. A exclusão somente é definitiva quando outro arquivo for gravado na mesma região do disco onde estava gravado o arquivo anteriormente apagado, subscrevendo-o. Portanto, se uma exclusão acidental ocorrer, não grave mais nada no HD e use um dos softwares de recuperação que indico abaixo. Clique no nome do programa para baixar o instalador:

Recuva 1.39.509 - Recupere dados perdidos por exclusão acidental, até aqueles que você se esqueceu de salvar antes da formatação. Software gratuito.
Sistema Operacional: Windows XP/Vista/7/2000/2003.

PC Inspector File Recovery 4.0 - Recupere arquivos até então dados como perdidos após uma exclusão acidental ou até mesmo formatação do HD. Gratuito.
Sistema Operacional: Windows XP/98/2000.

Recover My Files 4.6.8.1012 Utilidade para recuperar arquivos deletados. Gratuito para testar.
Sistema Operacional: Windows XP/Vista/7/2000/2003.

 Espero que estas dicas lhes sejam úteis no prazeroso ofício da tradução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contato: marco.tradutor@yahoo.com.br
AUTENTICIDADE DESTE BLOG