COMPARTILHE!

VOCÊ PREFERE FILMES DUBLADOS OU LEGENDADOS?

Visitantes no mundo

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Youtube lança ferramenta que permite habilitar legenda em vídeo

Por Marco Azevedo

O site de vídeos mais acessado do mundo conta agora com mais uma ótima ferramenta de vídeo para aqueles que não entendem muito bem aquelas falas em inglês. Agora o usuário conta com o sistema CC (Closed Captioning). Por enquanto este recurso só estará disponível para vídeos em inglês mas a empresa tem planos para extender para outros idiomas.

Entendendo o funcionamento:
Os vídeos que possuem este recurso possuem o símbolo "C" no canto inferior direito do vídeo. Para ativá-lo, clique no ícone  que passará da cor cinza para vermelho:

Posicionando o mouse sobre o ícone, você verá opções de idioma (se disponível para o vídeo) e outras opções que veremos a seguir:



Clicando em "Traduzir legendas (beta)" abrirá um menu de idiomas para o qual você deseja que a legenda exibida seja traduzida. Esta tradução é a chamada tradução automática, que muitas vezes gera traduções hilárias pricipalmente quando há gírias ou expressões. Mas para quem não tem noção alguma do idioma da legenda original, é útil para se ter uma noção do texto.


Agora que conhecemos as ferramentas básicas, vamos aprender a personalizar a exibição do vídeo e da legenda a seu gosto:

Alterando o estilo do plano de fundo ou o tamanho da fonte:
  • Para ativar ou desativar o plano de fundo sombreado, clique "Outras configurações" e em seguida em "Plano de fundo" ou simplesmente aperte a tecla "b" do seu teclado. Esta opção permite ativar / desativar o fundo preto da legenda:

  • Para que a fonte da legenda fique maior ou menor,  clique em "Outras configurações" e em seguida no sinal de "+" e "-"ou aperte a tecla "+" ou "-" no seu teclado.

Para exibir o vídeo em tela cheia, dê 2 cliques consecutivos no vídeo ou clique no ícone vermelho conforme foto abaixo:


Espero que tenham gostado deste mini tutorial e aproveitem este recurso muito útil para quem está aprendendo inglês ou gosta de acompanhar a letra dos seus vídeos musicais preferidos.

Para uma mostra do recurso, assista ao vídeo "You and I" da banda Scorpions: http://webvideolog.blogspot.com/2010/05/scorpions-you-and-i.html

9 comentários:

mabile disse...

olá marco
se vc puder gostaria que me tirasse uma duvida. eu só consigo traduzir a legenda quando existe uma seta no video, agora pelo modo de clicar neste "cc" não traduz, já tentei milhares de vezes e nada, então se vc puder me esclarecer eu agradeço.

Marco Azevedo disse...

Olá mayara. Se não aparece a tradução, indica que este vídeo em questão não está disponível em outro idioma.

mabile disse...

mas a tradução não se dá automaticamente atravéz da legenda?

Marco Azevedo disse...

Não. Você terá que ativá-la.

mabile disse...

marco,
sei que vc deve me achar uma chata agora rs, mas gostaria de saber como posso ativá-la.
muito obrigada mesmo pelas suas respostas.

Carmélia Cândida disse...

Gostei demais do tutorial. Marco Azevedo, você me salvou!
Obrigado!!!
Parabéns pelo blog!

marco Azevedo disse...

Fico feliz em poder ajudar. Em breve estarei postando novos artigos.

Anônimo disse...

Apesar disso há os que insistem em fixar a legenda na imagem.
Perda de tempo recodificando o vídeo, acessibilidade limitada - impossível traduzir automaticamente,
perda de qualidade, legenda tampando sempre, correções necessitam mais recodificação e mais perda de tempo; novas legendas necessitarão um fundo ou serem exibidas no topo, assim mais imagem sendo tampada, incovenientes em coletivo.

Marco Azevedo disse...

Olá Anônimo. Esta é a desvantagem de gravar a legenda eletronicamente ao vídeo, a impossibilidade de editá-la posteriormente. Além disso, quando se "queima" a legenda ao vídeo, a qualidade da legenda dependerá da qualidade do vídeo, já que a legenda e vídeo tornam-se um único arquivo. Quanto a legenda encobrir parte do vídeo, existem softwares que criar uma tarja justamente para a colocação da legenda.

Postar um comentário

 
Contato: marco.tradutor@yahoo.com.br
AUTENTICIDADE DESTE BLOG