COMPARTILHE!

VOCÊ PREFERE FILMES DUBLADOS OU LEGENDADOS?

Visitantes no mundo

sábado, 18 de dezembro de 2010

FERRAMENTA PARA TRADUTORES: BABYLON TRANSLATOR

Traduza textos com o excelente Babylon

Introdução: Um software de tradução é muito mais completo e eficiente do que os sites que realizam traduções online, e um dos melhores tradutores existentes para o Windows é o Babylon. A versão 7 dele pode ser baixado em (http://www.babylon.com/). Seguindo este link, você poderá baixar a versão indicada para brasileiros, com o dicionário inglês-português-inglês e mais dicionários gratuitos e pagos podem ser adicionados. O software sem nenhum extra pago funciona por 30 dias e custa US$ 69,00. O Babylon 7 é compatível com Windows 200/XP/Vista.
1. Durante a instalação do Babylon, você pode ativar a barra de ferramentas para navegadores Web, que pode ser usada para agilizar a tradução de palavras e expressões em sites - o Internet Explorer 7.0 do Windows Vista, por exemplo, não permite o Babylon captar as palavras pelo próprio software, devido ao Modo Protegido do navegador.



2. Você também pode escolher como a tradução de palavras será ativada através do mouse. Basta escolher uma das combinações apresentadas (outras estão disponíveis nas configurações) e Instalar o Babylon.



3. Ao final da instalação, você poderá ativar diversas configurações do Babylon, mas mantenha Lance o Babylon agora marcado para que o software seja aberto ao término da instalação - botão Finalizar.



4. Esta é a janela principal do Babylon. Para traduzir uma palavra, basta digitá-la na caixa de texto. Lembra da combinação de teclas escolhida durante a instalação? Se você clicar numa palavra em qualquer parte da tela (texto, programa, etc) com a esta combinação, o Babylon a traduzirá automaticamente.



5. Reparou no botão destacado na imagem anterior? Aquele é o botão Mostrar barra lateral, que permite visualizar uma lista com várias funções do Babylon. Em Resultados, você terá um 'índice' de todos os dicionários usados para a tradução da palavra. Já em Ações, você poderá traduzir blocos de texto (Tradução de Texto) e realizar Conversões entre moedas, fusos horários e medidas físicas, como comprimento, massa e volume. Mas se você acha que o excesso de dicionários usados acaba atrapalhando, a primeira ação a ser feita é clicar em Meus Dicionários... para escolher quais serão usados.



6. Veja a lista de glossários em Glossários Instalados - estes funcionam sem a necessidade da Internet. Todos os outros dicionários em ação dependem da Internet. Para desativá-los rapidamente, basta marcar a opção Mostre somente os resultados de Meus Dicionários. Isto faz com que qualquer dicionário não cadastrado que dependa da Internet não seja usado. Mas caso você queira usar os dicionários externos, você pode escolher em quais idiomas o mesmo será ativado, na lista logo abaixo.



7. Você também cadastrar dicionários on-line ou baixá-los para não mais depender da Internet para fazer suas traduções. Basta clicar no dicionário correspondente, escolher a opção Adicionar ao meu Dicionário e decidir a ação a ser tomada. Mas atenção! A maioria dos dicionários on-line é paga e só funciona localmente por um curto período de testes.




8. Na parte inferior direita da janela principal do Babylon, você encontra os três botões da imagem abaixo. Com eles, você pode (respectivamente) personalizar o Babylon visualmente, 'pregar' a janela para que ela sempre esteja na frente de outras janelas e ajustar automaticamente o tamanho da janela para que os resultados da tradução estejam visíveis.



9. Para entrar nas configurações do Babylon, basta ir em Opções, Configuração.


10. Guia Tradução e Corretor Ortográfico: Nesta guia, você pode definir como o Babylon é ativado através de teclado e mouse. Para alterar a configuração do mouse, clique no botão Alterar... em Ativação do Mouse superior. Já configuração do teclado é alterada no Alterar... em Ativação do Teclado. Logo abaixo, você pode escolher quais idiomas serão alvos de trabalho do Babylon (Adicionar Idioma...).



11. Guia Aparência: Nesta guia, você encontrará opções relacionadas ao visual do Babylon, como a fonte que será usada na exibição dos resultados (Exibir resultados usando) e seu tamanho (Tamanho da fonte). Você também pode ativar a configuração automática de posição e tamanho da janela do Babylon na exibição de resultados de traduções - respectivamente, opções Deixar o Babylon definir posição da janela e Deixar o Babylon definir tamanho da janela.



12. Guia Geral: Nesta guia, você pode ativar/desativar a execução do Babylon juntamente com a inicialização do Windows (Executar Babylon na inicialização do Windows), limpar o histórico interno de palavras traduzidas com o botão Limpar histórico e ativar o recurso de Autocompletação, onde o Babylon tenta adivinhar a palavra que você deseja traduzir - caso você esteja digitando a mesma.



Conclusão: O Babylon é sua extremamente versátil e compatível com vários idiomas, usando o inglês como base. A leveza do software também é louvável, pois sua construção modular permite que traduções entre poucos idiomas exijam menos máquina do que traduções entre vários idiomas – o segredo está na quantidade de glossários instados. O software pode ser considerado caro, mas para quem precisa de um tradutor profissional e eficiente, os atuais US$ 69,00 valem cada centavo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contato: marco.tradutor@yahoo.com.br
AUTENTICIDADE DESTE BLOG