COMPARTILHE!

VOCÊ PREFERE FILMES DUBLADOS OU LEGENDADOS?

Visitantes no mundo

sábado, 12 de junho de 2010

Podcast - O que são e como eles podem ajudá-lo

Por Marco Azevedo

O que é: podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, geralmente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS. A palavra é uma junção de iPod ou de "Personal On Demand" (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda) e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). O podcast em vídeo chama-se "videocast", geralmente em arquivo formato MP4. O termo "podcast" é creditado a um artigo do jornal britânico The Guardian em 12 de fevereiro de 2004, mas, nesse primeiro momento, o termo não se referia ao formato de transmissão com RSS, o que só aconteceu em setembro daquele ano, quando Dannie Gregoire usou o termo para descrever o processo utilizado por Adam Curry.

Muito utilizado em blogs, os podcasts, na maioria das vezes são narrados pelos próprios blogueiros (podcasters) e substituem os textos que às vezes são cansativos. Nele o autor aborda um determinado assunto e sua vantagem é que podem ser gravados em mídia portátil e ouvido em qualquer lugar. Podcast foi eleita a palavra do ano de 2005 pelo dicionário americano Oxford.

Atualmente os podcasts estão amplamente difundido e, para se ter uma idéia da popularidade desta mídia, a loja virtual iTunes possui mais de 100.000 programas cadastrados. Vi em um blog que até padres aderiram ao podcasts que eles denominaram de "godcasts". É mole? Os podcasts podem ser assinados via feed. É gratuito e cada vez que um novo podcast for postado, você é avisado por meio do contato escolhido.

Agora que você sabe o que é um podcast, use-os nos seus estudos de língua estrangeira.

Sites com Podcasts:
 
Site da maior emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido com assuntos variados.

Site criado especialmente para aqueles que têm o inglês comos egunda língua (ESL).

O endereço do site dispensa comentários. Com script do áudio. So let´s learn!

Dezenas de podcasts para aprendizagem do inglês.

O Vocie of America foi ao ar pela primeir vez em 1942 e é um serviço de transmissão de mídia internacional fundada pelo governo americano. Atualmente este serviço transmite semanalmente mais de 1.500 horas de notícias, informações educacionais e culturais para estimados 125 millhôes de pessoas.

O Conselho Britânico (inglês:British Council), é uma instituição pública do Reino Unido (instituto cultural) cuja missão é difundir o conhecimento da língua inglesa e sua cultura mediante a formação e outras atividades educativas. Além disso, esta entidade pública cumpre uma função relevante para melhorar as relações exteriores do Reino Unido. As suas sedes principais estão localizadas em Manchester e Londres.

Site com bastante audio e videocasts com opção de download do script e material multimídia.

Link do site english expert do Alessandro Brandão com muito material relacionado a didática e dicas para aprendizagem do inglês.

Aprimore sua habilidade no listening com os podcasts deste site.

Site com muitos podcasts e dicas para aprendizagem do inglês.

11) No site http://www.englishrox.com/category/especiais/ você encontrará muitos podcasts especiasi sobre músicas onde o autor do blog e professor Nathan faz comentários e tradução de trechos das músicas. Muito bom para quem curte música e quer aprender inglês com ela.

12) http://www.speakup.com.br/materias/index2010.html
A famosa revista Speak Up possui alguns podcasts para ler e ouvir. Dá pra ser ter uma noção do conteúdo da revista já que os podcasts do site são extraídos de alguns artigos da revista.

Espero que estas dicas possam te ajudar na aprendizagem do idioma. Caso você conheça outros sites com podcasts, sinta-se livre para deixar seu comentário com a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contato: marco.tradutor@yahoo.com.br
AUTENTICIDADE DESTE BLOG